26 de mar. de 2013

CETRA lança manual de cálculos judiciais - Processos Cíveis


 Padronização dos trabalhos, agilização nos procedimentos: manual ajuda nos cálculos judiciais
Neste ano, o Manual de Cálculos Judiciais – Processos Cíveis é o segundo guia prático que o Centro de Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores do Tribunal de Justiça (Cetra) coloca à disposição dos servidores do Poder Judiciário com o intuito de padronizar os procedimentos. Dessa vez, o alvo são os cálculos nos processos cíveis.

        Depois de lançar no último ano apostilas de orientação para juntadas de petições, atendimento ao balcão, publicação de atos, organização de processos, expedição de certidões, ofícios, mandados de prisão e de busca ou apreensão e, no início de 2013, o Manual Sistema SAJ/PG5, o Tribunal de Justiça de São Paulo, mais uma vez, inova no passo a passo do serviço forense.
        Elaborado pelo Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores do Tribunal de Justiça (Cetra) e Secretaria de Planejamento de Recursos Humanos (SPRH), com a colaboração dos servidores Jair Victor Muniz, Valdir Faria, Hamilton Takeo Ebuchi, Cristiane Aparecida Afaria e Simone patrício Grava (todos da SPI), com o manual (que está disponibilizado na intranet no ícone CETRA) o usuário tem em mãos praticidade, eficiência e celeridade.
        O conteúdo programático foi desenvolvido para auxiliar o servidor no trabalho de compreensão e confecção de cálculos judiciais. O manual não tem a pretensão de capacitar para atuação em todas as frentes e processos: busca auxiliar e propiciar celeridade à prestação jurisdicional. Nele, há vários tipos de cálculos como, por exemplo, revisional de aluguel, busca e apreensão com reserva de domínio, depósito, alienação fiduciária, cálculos de poupança etc.
        Para o responsável pelo Cetra, o secretário da Presidência Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar, “o Manual de Cálculos Judiciais – Processos Cíveis ajudará, em muito, a realização dos cálculos nessa área”. Segundo ele, “os cartórios que têm feito uso dos manuais anteriores já sentem que a padronização beneficia o rendimento do trabalho”.
        Em breve, os servidores contarão com outra apostila que está no forno: a de “Juizados”.
       
Fonte:
 Comunicação Social TJSP