28 de ago. de 2013

Ministério Público de São Paulo vai pedir fim da Gaviões da Fiel

O Ministério Público estadual vai pedir a dissolução da Gaviões da Fiel, maior torcida organizada do Corinthians, por causa da briga com vascaínos nas arquibancadas do estádio Mané Garrincha, em Brasília, no domingo.
Para solicitar a extinção das atividades da torcida organizada, será aberta uma ação civil pública que vai analisar a conduta da torcida. Também será feito um processo para que seja cobrada uma multa de R$30 mil da Gaviões.

O MP-SP alega que a organizada descumpriu o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para aumentar a segurança nos estádios. O acordo foi assinado em 2011 pela Gaviões e mais de 50 torcidas organizadas do estado junto com o Ministério Público, com anuência do Ministério do Esporte.

Essa foi a terceira vez que o acordo foi descumprido, segundo o promotor de justiça do consumidor Roberto Senise Lisboa. Na primeira vez, o MP já havia pedido a execução do TAC e a aplicação da multa de mesmo valor. O processo ainda corre na Justiça.
"O ideal não seria a extinção da torcida Precisamos de leis mais efetivas para poder identificar e responsabilizar as pessoas físicas", disse.

No domingo, torcedores do Corinthians invadiram um setor do estádio reservado aos vascaínos, a Polícia Militar interveio e houve tumulto. O mando do jogo era do Vasco.






Fonte: Folha de São Paulo